top of page
icone-de-whatsapp-de-fundo-transparente_943194-19080_edited.png
Buscar

Manaus sediará encontro de veteranos indígenas da COIAB com foco em memória e futuro


ree

O evento ocorrerá na sede da Associação das Mulheres do Alto Rio Negro

 

Entre os dias 28 e 30 de julho de 2025, Manaus sediará o I Encontro de Líderes Indígenas Amazônicos Veteranos, Construtores e Amigos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), que traz como lema “Alianças de Identidades pela Salvação e Conservação do Planeta”. Realizado na sede da Associação das Mulheres do Alto Rio Negro (AMARN), no bairro Aleixo, zona centro-sul da capital amazonense, o evento reunirá lideranças históricas dos nove estados da Amazônia Legal em um reencontro inédito, marcado pela celebração de trajetórias, avaliação crítica do movimento indígena e formulação de propostas para os desafios atuais.

 

O encontro marca os 36 anos de fundação COIAB, principal articulação indígena regional do país, e propõe uma avaliação crítica e propositiva da trajetória do movimento indígena amazônico, desde sua criação em 1989 até os dias atuais. A programação inclui homenagens a líderes falecidos que deixaram legados duradouros, especialmente na defesa dos povos indígenas isolados, e pretende resgatar a memória e os marcos históricos da luta coletiva por direitos e território.

 

ree

Com o olhar voltado tanto para o passado quanto para o futuro, os participantes irão refletir sobre os avanços conquistados nas últimas décadas, como a presença na Assembleia Constituinte de 1988, a participação na elaboração da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a consolidação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), e a conquista de políticas específicas de saúde e educação diferenciada.

 

O evento também será espaço para identificação dos desafios persistentes e das lacunas institucionais enfrentadas pelas organizações indígenas. As discussões visam fortalecer a união entre os povos e renovar o compromisso da COIAB com sua missão histórica de articulação, representação e defesa dos direitos dos povos indígenas da Amazônia.

 

Propostas concretas deverão ser elaboradas e encaminhadas à COIAB, a entidades parceiras, organizações indigenistas públicas e organizações de base, consolidando o evento como um marco político de reposicionamento estratégico e de construção coletiva de novas agendas para o movimento indígena na região.

 

ree

A iniciativa é idealizada e coordenada por Orlandino Melgueiro da Silva, o Orlandino Baré, professor, ativista e um dos fundadores da COIAB. De etnia Baré, natural de São Gabriel da Cachoeira (AM), Orlandino tem trajetória marcada pela atuação em espaços nacionais e internacionais na defesa de direitos indígenas e na promoção da educação como ferramenta de transformação e etnodesenvolvimento.

 

A coordenação do encontro também conta com seu irmão, Orlando Melgueiro da Silva, professor, geógrafo, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com mestrado em Sociedade e Cultura, também pela UFAM. Orlando atua na área de educação indígena e tem forte envolvimento com os processos de formação, organização e desenvolvimento dos povos indígenas na Amazônia. Juntos, os irmãos unem experiência política e acadêmica para garantir o êxito e a profundidade do evento.

 

Com forte simbolismo e densidade política, o encontro reafirma a importância da ancestralidade, da memória e das alianças intergeracionais na construção de soluções sustentáveis e autônomas para os povos indígenas amazônicos, num momento de urgência climática e de ataques sistemáticos aos direitos originários.

 

Fotos: Divulgação.

 

 
 
bottom of page