top of page
icone-de-whatsapp-de-fundo-transparente_943194-19080_edited.png
Buscar

Festival de Parintins 2025: Iniciativa do Governo do Amazonas, em parceria com movimentos sociais, leva informação, preservativos e acolhimento ao público do Festival



ree

As ações de prevenção ao HIV e IST com foco na saúde, no respeito e na visibilidade da diversidade

 

Quem chega a Parintins para celebrar o maior espetáculo folclórico do Norte do país encontra muito mais do que rivalidade entre bois, cultura e tradição. O Festival de Parintins 2025, que iniciou nesta sexta-feira (27/06), também é palco de cuidado, prevenção e promoção da saúde com foco nos direitos humanos e no respeito à diversidade.

 

Durante os dias de festa, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza ações volantes e em ponto fixo voltadas à prevenção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e material educativo, além de orientação qualificada. O Turistódromo, na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, é o principal ponto fixo das ações.

 

“Prevenção e promoção em saúde também são carros-chefe para que possamos fazer um belíssimo festival”, destaca a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud.

 


ree

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a iniciativa reforça o compromisso com o cuidado em saúde, com acesso à informação de qualidade e acolhimento a todos os públicos. “Estamos em Parintins atuando para que cada pessoa possa se divertir com segurança, dignidade e consciência. O Festival também é um espaço de direitos e respeito à diversidade”, afirma.

 

A ação é coordenada pelo Programa Estadual de HIV/Aids e outras IST, em parceria com a Prefeitura de Parintins, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e com a sociedade civil organizada — em especial, os movimentos LGBTI+ da região. A Aliança LGBTI+ do Amazonas é uma das protagonistas na linha de frente da mobilização social, contribuindo com acolhimento, diálogo e articulação de estratégias inclusivas, especialmente com jovens e população LGBTQIA+ da tríplice fronteira.

 

“Estamos fazendo um trabalho de prevenção, levando informação e educação para toda a população, incluindo nós, LGBTs. Estamos aqui para compartilhar conhecimento com vocês. Nos divertir, mas com muito cuidado e cautela”, destaca Jonysson Santos, coordenador da Aliança LGBTI+ de Tabatinga e do coletivo Super Drag Transfronteira.

 


ree

Bandeira da Diversidade nos currais

Em gesto simbólico e político, as equipes de saúde e direitos humanos também participaram do hasteamento da bandeira da diversidade nos currais dos bois Caprichoso e Garantido. A cerimônia, que ocorreu em parceria com a Sejusc e movimentos sociais, reforçou a importância de um Festival de Parintins para todas, todos e todes — livre de preconceito, estigma e discriminação.

 

“O Festival é sobre cultura, pertencimento e alegria, mas também é sobre garantir que todos tenham acesso aos mesmos direitos. Queremos que cada pessoa, independentemente de sua identidade, curta com liberdade, consciência e segurança”, finaliza Rodrigo Pedroza, coordenador do Programa Estadual de HIV/Aids e outras IST.

 

Com informações da assessoria.

  

Fotos: Divulgação.

 
 
bottom of page