top of page
icone-de-whatsapp-de-fundo-transparente_943194-19080_edited.png
Buscar

2ª Conferência Municipal dos Direitos LGBTQIA+ em Tabatinga propõe políticas públicas inclusivas

Atualizado: 26 de jun.



ree

objetivo principal promover um espaço de diálogo sobre a criação e a implementação de políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania LGBTQIA+


Nos dias 29 e 30 de maio, o município de Tabatinga, distante 1.106 quilômetros de Manaus, sediou a 2ª Conferência Municipal dos Direitos LGBTQIA+, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ - Diálogo, Direito e Política Pública para LGBTQIA+”. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Metropolitana (Fametro), com a organização da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semac), e reuniu representantes do governo do Estado, da sociedade civil, ativistas e autoridades locais para debater os avanços e desafios relacionados à garantia dos direitos dessa população no município e no país.


A conferência teve como objetivo principal promover um espaço de diálogo sobre a criação e a implementação de políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania LGBTQIA+. As discussões abrangeram temas cruciais, como o combate à violência, o acesso à saúde, educação e emprego, além de estratégias para o enfrentamento do preconceito e da discriminação. A construção de um ambiente mais seguro, justo e inclusivo foi a prioridade, com o intuito de articular diferentes esferas do poder público e da sociedade civil para fortalecer as políticas afirmativas.


Nery Furtado, representante do Ecossistema de Impacto Social LGBTI+ (Aliança Nacional LGBTI+, ABRAFH e Rede Gay Latino), destacou a relevância da conferência para a luta por direitos.


“Essa conferência representa um passo importante na construção de um Brasil mais justo e inclusivo para as pessoas LGBTQIA+. Agradecemos imensamente ao poder público de Tabatinga pela sensibilidade e pelo compromisso em promover o diálogo e as políticas públicas que garantam a dignidade e a cidadania de nossa população", afirmou Furtado.


Além de palestras e mesas-redondas, a conferência proporciou uma troca rica de experiências e conhecimento entre os participantes. A programação foi pensada para fortalecer a rede de apoio local e dar visibilidade às vivências da comunidade LGBTQIA+, criando um espaço de empoderamento e mobilização. O evento também preparou os delegados para a próxima etapa estadual da conferência, que ocorrerá em Manaus, nos dias 14 e 15 de julho, com a participação de sete delegados de Tabatinga.


A 2ª Conferência Municipal de Tabatinga faz parte de um movimento nacional que visa preparar o país para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro em Brasília (DF). Após um hiato de nove anos, a retomada dessas conferências é uma oportunidade de rever e reforçar as políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+.


A meta é que, por meio das discussões nas etapas municipais e estaduais, as diversas regiões do Brasil apresentem suas demandas, resultando na construção de um país mais justo, inclusivo e plural para todas as identidades de gênero e orientações sexuais.


Fotos: Divulgação.

 
 
bottom of page